CURSO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Fique por dentro! Eventos, cursos, congressos...
- III Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos Agosto/2010
- CONGRESSO ABED 2010
- IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA E ESTUDOS QUALITATIVOS - UNESP
- Aberta as inscrições para apresentação de trabalhos na 33ª Reunião Anual da ANPEd
- ENDIPE - 2010
- II SEMINÁRIO WEB CURRÍCULO - PUC/SP - Abril 2010
- CONGRESSO EM FORTALEZA EM EAD
- VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - Outubro/2009
- I Seminário Internacional de Formação de Professores através da EAD - Agosto/2009
- 15º Congresso Internacional ABED - Setembro/2009
- I Colóquio Regional: EAD, Cultura e produção de subjetividade.Dias: 05,06 e 07 de junho de 2009
- O Senac Rio realizará nos dias 14 e 15 de maio/09 seu II Congresso Internacional de EAD
- 7º Seminário Nacional de Educação a Distância da ABED/2009
- Fórum Direito Autoral
- Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura
- Campus Party 2009 - São Paulo
- Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa
- Simpósio Brasileiro de Informática na Educação 2008
- Semana de Educação UERJ/2008
- Congresso 2008 - Ceará
- Congresso Conhecer 2008. Participe!!!
- VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - Outubro/2009
POSTAGENS:
.
sexta-feira, 3 de outubro de 2008
EXPERIÊNCIA
Encontro-me a verificar a aplicabilidade do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, buscando compreender se ele pode contribuir para a inserção bem-sucedida da escola na cibercultura. E mostrar que a informática educativa pode unir a escola a esse novo contexto, com as tecnologias de informação e comunicação a serviço da educação e não a educação a elas submetida. O trabalho está sendo realizado através do site www.professoraalessandra.pro.br e envolve, em média, 500 crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de uma rede particular de ensino de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Através de observação participativa que vem sendo realizada desde fevereiro de 2008, constatou-se que, em função de o Moodle possuir características e recursos muito familiares à geração de alunos envolvidos, uma geração tecnológica, e por agregar componentes como chats, fóruns, publicações de materiais e arquivos que eles encontram em comunidades virtuais como Orkut e MSN, não houve dificuldade para os alunos no uso do AVA. Além da utilização de softwares educacionais livres, disponíveis em sites acessados pelos alunos em casa com certa regularidade, foi possível trabalhar mais profundamente o papel das interações: eles aprendem não só explorando o ambiente, mas também dialogando, recebendo orientações, observando o que os outros fazem e dizem. Além disso, com o uso de fóruns para postagem de reflexões sobre textos lidos e debatidos em aula, chegamos, também, à interatividade. Nossa conclusão é que o Moodle é, de fato, um ambiente propício à conexão entre a cibercultura e a escola.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Então você estava "na minha casa" rsrsr Se tivesse conhecido você antes teria dito para meus alunos irem assistir. Um grande abraço e parabéns pelo blog. Se quiser o meu é http://educacaoemperspectiva.blogspot.com/
Esta meio desatualizado pois estou sem tempo mas pretendo atualizar periodicamente agora. Um abraço
Postar um comentário